sexta-feira, 26 de abril de 2013

Deambular ou sonambular? Inconsciência ou crime?


Existe a convicção generalizada de que andar durante o sono equivale a ter sonambulismo. É uma convicção equívoca que leva a frequentes erros de diagnóstico ou a grandes atrasos na ida ao médico.

Porquê? Porque andar durante o sono pode ser devido a várias causas e, consequentemente, ter tratamentos diferentes.

Pode efectivamente ser devido a sonambulismo. O sonambulismo é uma doença bem definida, porque é mais frequente nos rapazes, é familiar, começa em redor dos 5-6 anos de idade e tende a desaparecer na adolescência. Os episódios surgem classicamente no sono delta, ou sono profundo, cerca de 1 hora depois do adormecer e não se repetem mais na mesma noite. O sonâmbulo tem uma memória vaga ou quase nula dos acontecimentos, anda pela casa de uma forma ordenada mas inconsciente, pelo que corre riscos de acidentes, como cair por uma escada ou de uma janela, partir objectos, etc. Geralmente, não é agressivo, mas pode ter agressividade se contrariado.

O sonambulismo pode ser provocado por alguns fármacos psicoactivos, e ser agravado pelo álcool, drogas, febre ou pela privação de sono.

O conhecimento disto é muito antigo. Já na Odisseia surge porventura o primeiro caso descrito e agravado pelo álcool, em que Elpenor, guerreiro da guerra de Tróia, tinha bebido vinho após uma batalha e subiu a um telhado onde dormiu. Quando, na manhã seguinte, foi chamado para embarcar, levantou-se, andou pelo telhado, caiu e morreu. A Síndrome de Elpenor refere-se, pois, a isso mesmo e aos riscos dos episódios de deambulação quando se está a dormir ou se acorda subitamente num alerta confusional.

Recentemente, o filme Side effects trata novamente do assunto, descrevendo um crime executado num “pseudo” episódio de sonambulismo desencadeado por um anti-depressivo, e que teria sido “perfeito”, se um psiquiatra não o tivesse investigado usando um raciocínio policial.

O psiquiatra poderia ter usado um raciocínio mais clínico, ou seja, perante um caso de violência nocturna, há que investigar com imenso rigor e isenção, reproduzindo comportamentos, fazendo testes, estudos de sono, e outros exames necessários, para determinar se a violência, com ou sem crime, resulta de maldade ou de doença.

Violência no sono?

Sim, claro, a violência pode existir no sono e é, nesse caso, particularmente perigosa. Porquê? Porque quem a executa está inconsciente e a intensidade dos actos pode ser grande.

Quais as causas?

O sonambulismo, os terrores nocturnos e os alertas confusionais podem ser causa de violência ou de acidentes.

Outro caso é a epilepsia nocturna. Algumas epilepsias surgem exclusivamente ou predominantemente de noite e manifestam-se por episódios com comportamentos simples (movimentos dos membros, gritos, etc.) ou complexos (andar, sentar na cama, cair da cama, agredir, bater, etc.). Confundidas com sonambulismo, não são tratadas. Quais as diferenças? As epilepsias podem surgir a diferentes horas da noite ou no adormecer, podem ocorrer várias vezes na mesma noite, os comportamentos são estereotipados e deles não há memória no dia seguinte ou quando se acorda. O acordar é difícil, com dores no corpo, dores de cabeça ou confusão. As epilepsias podem surgir em crianças, em adultos e em idosos, e algumas são mesmo familiares.

Outros casos ainda que, classicamente, surgem principalmente em homens idosos são os transtornos comportamentais do sono REM. O que é isto? São episódios que ocorrem no contexto de um sonho, durante o qual alguém está a agredir ou o doente ou um familiar. O doente defende-se e, nessa defesa onírica, agride violentamente quem está próximo, salta da cama como se voasse, esbraceja, etc. Quando acorda com alguma dificuldade, muitas vezes ou porque alguém está a gritar ou porque se magoou, vê a desgraça que provocou e arrepia-se: são olhos negros, pescoços apertados, feridas e sangue, braços partidos, etc. , etc., sempre coisas más. Quem o faz é geralmente pacífico e cordato e não está de modo nenhum a exprimir violência, antes pelo contrário, esteve a defender-se dela.

O que aconteceu? Teve sonhos em que era vítima de violência, durante os quais, por não ter a clássica, normal e protectora “atonia do REM”, que nos paralisa transitoriamente, executou mesmo o que estava a sonhar.

Tanto as epilepsias como o transtorno comportamental do sono REM carecem de tratamento eficaz e imediato por especialistas em Medicina do Sono ou por Neurologistas. O sonambulismo, na maior parte dos casos, carece de medidas protectoras e profilácticas.

Portanto, nunca confunda uns com os outros, porque muitas vezes andar a dormir não é sonambulismo.

 

Professora Teresa Paiva,

Lisboa 26 de Abril de 2013

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, Dra. Teresa!
No outro dia, quando estava a aproveitar o serão para fazer umas pesquisas sobre estes temas do cérebro (visto que me tornei uma "fan" destas questões) encontrei um texto que me parece associado com aquilo que acaba de explicar.
Partilho-o consigo.
Um abraço amigo, Joana Macedo Luís

http://www.epilepsy.org.au/about-epilepsy/understanding-epilepsy/nocturnal-seizures-during-sleep

Anónimo disse...

Bom dia Dra. Teresa Paiva,
Vejo este artigo que escreveu e coloco-me na categoria dos que deambulam de forma semi-consciente, tentando parar um sonho que não faz sentido, mas sem sempre ser capaz. Não tenho sonos violentos. Passo horas sentada na cama a dar formação (é o meu trabalho), quando era mais nova passava horas a mexer-me na cama a sonhar que estava a nadar (era nadadora de competição), e por vezes, como esta noite ando atrás de alguém conhecido (no sonho)que entrou e saíu do quarto e procuro-o pela casa toda (com a consciência que estou a sonhar mas sem conseguir parar a acção). Gostava de saber se acha que existe algum tipo de tratamento, porque toda a gente me associa ao sonambulismo, mas eu estou meia consciente por isso nunca corri os perigos que descreveu para o sonambulismo. O que acontece é que acordo muito cansada e por vezes, dias e dias seguidos, o que é esgotante. Obrigada. Cumps, Marta Capela

Enviar um comentário