sexta-feira, 12 de abril de 2013

Artigo da autoria do Doutor Luís Portela, Presidente da Fundação Bial


O blogue Em Busca do Sono Perdido

Porque precisamos dormir? O que se passa no corpo humano enquanto dormimos? Qual a importância do sono nas nossas actividades do dia-a-dia? Porque sonhamos e qual o significado dos sonhos?

Estas são algumas questões sobre as quais por vezes procuramos saber mais. Questões que assumem particular relevância quando, na sociedade moderna, vemos reduzida a quantidade e a qualidade do sono.

Mas, se há ainda muitas incertezas em torno do tema do sono, há também já muitas certezas. É hoje consensual que a redução do número de horas de sono tem consequências sobre a saúde física e mental. Dormir mal pode estar associado a um risco aumentado de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e outras patologias. Por outro lado, a falta de sono é ainda responsável por muitos acidentes de tráfego e de trabalho.

É inquestionável que o sono tem um papel preponderante no equilíbrio físico, emocional e social de cada um de nós. Por isso, é de louvar a criação deste espaço de sensibilização, educação e partilha de dúvidas sobre o sono. Estou certo de que o blog Em busca do sono perdido nos ajudará a dormir mais, a dormir melhor e a ter sonhos cor-de-rosa.

O meu bem-haja à Prof. Teresa Paiva.


Doutor Luís Portela, Presidente da Fundação Bial
Lisboa, 12 de Abril de 2013

Link para a página da Fundação Bial

Sem comentários:

Enviar um comentário