sexta-feira, 15 de março de 2013

Em Busca do Sono Perdido

Este blog é lançado neste dia preciso de modo a comemorar 2 acontecimentos: O Dia Mundial do Sono e os 30 anos do CENC – Centro do Sono.

O Dia Mundial do Sono tem por tema “Bom sono, envelhecimento saudável”. Num país em que os idosos são mais frequentes do que os jovens, este alerta vem “a calhar”.
Com o avançar da idade dorme-se pior, mas isto não quer dizer que se durma mal quando se é idoso. Um idoso saudável dorme bem!

O que acontece com o avançar da vida? Há mais doenças médicas, há mais doenças do sono e há, por vezes, mais razões de tristeza, mais incapacidade, menos interesses e mais isolamento. Em conjunto, estes factores constituem um caldo de cultura de onde irá sair seguramente um mau sono. Mas não é necessariamente assim. Um idoso saudável dorme bem!
O que fazer então? Diagnosticar e tratar as doenças que existirem, ter cuidado com a medicação, reduzindo-a se excessiva (cuidado com os calmantes e hipnóticos tomados cronicamente), ter interesses e ocupações, ter hábitos sensatos e regulares, alimentar-se bem e comer produtos frescos, sair de casa e apanhar luz do sol, ocupar o cérebro, fazer exercício, procurar companhia.

Os 30 anos do CENC - Centro do Sono. Iniciado em 1983 o CENC, que inicialmente só fazia electroencefalografia, tem vindo a diferenciar-se e hoje é uma unidade de referência em Medicina do Sono. Prezando a qualidade clínica e científica dos seus serviços e dando prioridade aos interesses dos doentes, o CENC foi melhorando ao longo dos anos e, no aniversário dos seus 30 anos, renova-se mais uma vez. Como? Melhorando as instalações e equipamentos e criando novos serviços. Em 2013 criou a Consulta de Sono para Crianças e Adolescentes, a Consulta de Exercício e a Consulta da Dor, apresentará em Abril o seu novo site (www.centrodosono.com ), publica mais livros e cria este blog.

O Blog Em busca do sono perdido é um blog bilingue (Português e Inglês), que será renovado semanalmente e que contará com a participação de colaboradores, amigos, profissionais, cidadãos e doentes. Tem como objectivo levar ao reencontro do prazer perdido de dormir e ao equilíbrio individual e social que advém do enorme benefício do sono para o corpo, a saúde, as emoções e o cérebro. Pode encontrar o blog em www.centrodosono.blogspot.com

Prof. Teresa Paiva
Lisboa, 15 de Março de 2013



6 comentários:

Manuel disse...

Parabéns por esta iniciativa!

CENC - Centro do Sono disse...

Obrigado caro Manuel.

Ana Albuquerque disse...

Aguardamos ansiosamente a publicação da próxima semana!

Samatra Paulo disse...

Muitos parabéns!!
E votos de muito sucesso para o vosso Blogue. Aguardamos a vossa próxima publicação :)

Unknown disse...

Acabámos de noticiar este blogue na nossa página no Facebook. Na qualidade de Agrupamento pertencente à rede "Dormir + para ler melhor", este blogue só pode ser muito bem recebido. Aguardamos as próximas postagens.

João Godinho disse...

Esta informação é a todos os títulos muito importante, não apenas para os idosos mas com muito interesse para a população em geral. Aqui chegam conselhos e considerações técnicas muito úteis para uma vida saudável e até para chamar a atenção a muitos que afirmam dormir bem com a desgraça dos outros quando eles próprios são Agentes causadores dessa mesma desgraça. É que a consciência de alguns contrai a memória da sua própria responsabilidade e incompetência. Quem por ofício (quase sempre político)domina a palavra que os conduz a alterar e a camuflar a realidade que eles próprios provocaram, pode afirmar que dorme bem porque quis e assumiu exercer um mal directo sobre os outros.Se um dia lhe vier à memória o seu acto deixará de dormir bem. O que desejamos ao Sr. P.P. C. é que este dia não esteja longe.

Obrigado Prof. Drª Teresa Paiva pelo seu saber e parabéns por esta iniciava.

Enviar um comentário